Foto:Ministério Público
Ação de apreensão e interdição ocorreu na quinta-feira (18)
O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros) se manifestou, no início da tarde desta sexta-feira (19), dando apoio à operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, realizada na quinta-feira (18). A ação fiscalizou quatro estabelecimentos e resultou na apreensão de cerca de 2,2 toneladas de alimentos impróprios para consumo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a operação, conduzida pelo Ministério Público em parceria com a Vigilância Sanitária e outros órgãos, foram encontradas carnes sem procedência, produtos vencidos e alimentos armazenados de forma inadequada. Um açougue foi interditado devido às más condições de higiene e problemas estruturais.
- Mercados e lojas de shoppings abrem no feriado de 20 de setembro em Santa Maria
- Ministro da Agricultura anuncia renegociação de dívidas e linha de crédito para produtores do RS
O Sindigêneros, que representa o setor de supermercados da cidade, repudiou a prática de comércio e produção clandestina de carnes e embutidos e destacou o compromisso da entidade com a legalidade e a segurança alimentar. O sindicato também afirmou incentivar e apoiar ações de fiscalização que garantam a comercialização de produtos de origem comprovada e com qualidade sanitária atestada no município.
Confira na íntegra a nota do Sindigêneros
"Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria vem a público manifestar seu total e irrestrito apoio à Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos pela fiscalização realizada nesta quinta-feira, 18 de setembro.
A operação, que envolveu diversas autoridades, como o Ministério Público e a Vigilância Sanitária, apreendeu cerca de 2,2 toneladas de alimentos impróprios para o consumo em quatro estabelecimentos, incluindo carnes sem procedência e produtos com validade vencida ou armazenados inadequadamente.
O SINDIGÊNEROS repudia veementemente a prática de comércio e produção clandestina de carne e embutidos, que culminou na interdição de um açougue devido a péssimas condições de higiene e problemas estruturais. Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, a qualidade e, acima de tudo, a saúde e segurança dos consumidores de Santa Maria.
O Sindicato incentiva e apoia todas as ações de fiscalização que visam garantir que apenas alimentos de origem comprovada e com qualidade sanitária atestada sejam comercializados em nosso município.Estamos alinhados com as autoridades no combate a quaisquer irregularidades que coloquem a população em risco"
A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos é composta por Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Delegacia do Consumidor (Decon) e outros órgãos de fiscalização. As ações visam coibir práticas que coloquem em risco a saúde dos consumidores e garantir o cumprimento das normas sanitárias.